SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 número3Qualidade fisiológica de sementes de soja convencional e transgênica RR produzidas sob aplicação foliar de manganêsCapacidade combinatória de linhagens de tomateiro em híbridos do tipo italiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Bragantia

versão On-line ISSN 1678-4499

Resumo

ZHAO, Peifang et al. Evaluating sugarcane families by the method of Dynamic Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (DTOPSIS)Análise de famílias de cana-de-açúcar pelo método Dynamic Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (DTOPSIS). Bragantia [online]. 2014, vol.73, n.3, pp.229-236.  Epub 22-Set-2014. ISSN 1678-4499.  https://doi.org/10.1590/1678-4499.0126.

A elevação da quantidade de mudas de alta qualidade associada ao descarte das de baixa qualidade pode aprimorar os programas de seleção e melhoramento genético da cana-de-açúcar (Saccharum spp.). Este trabalho avaliou a capacidade do método Dynamic Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (DTOPSIS) de identificar famílias da cana-de-açúcar com elevada qualidade. As características avaliadas foram: Brix, aptidão para moagem, diâmetro do caule, altura e porcentagem de tecido parenquimatoso. Os dados foram coletados em dois experimentos com 17 famílias e duas cultivares incluindo cana soca e brota. O DTOPSIS estima o índice Ci que expressa a proximidade de uma solução particular à ideal. O Ci foi utilizado para avaliar a distância de cada família à família ideal. As demais mudas foram utilizadas em um programa tradicional de seleção. Os valores de Ci de cada família foram comparados às taxas de seleção de famílias obtidas pelo programa tradicional de seleção por meio da estimação das taxas de seleção nos estágios 1 a 4. Os resultados indicaram que os valores de Ci calculados a partir dos experimentos foram significativamente correlacionados (p<0,01) às taxas de seleção do estágio 2 (r=0,8059), estágio 3 (r=0,7967) e estágio 4 (r=0,8202). Os resultados também indicaram que clones com promissor uso apresentam elevados valores de Ci. Conclui-se, portanto, que o método DTOPSIS é apropriado para selecionar e descartar mudas de alta e baixa qualidade, respectivamente, podendo elevar a eficiência dos programas de seleção.

Palavras-chave : Dynamic Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution (DTOPSIS); seleção de famílias; Saccharum officinarum L.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons