SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue1Income, Social Relations and Happiness in BrazilWho is Middle Class in Brazil? A Study on Class Identities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dados

Print version ISSN 0011-5258

Abstract

SANTOS, José Alcides Figueiredo. Classe Social e Deslocamentos de Renda no BrasilClasse Social e Deslocamentos de Renda no Brasil. Dados [online]. 2015, vol.58, n.1, pp.79-110. ISSN 0011-5258.  https://doi.org/10.1590/00115258201539.

O presente artigo identifica e examina os principais deslocamentos de renda entre as posições de classe que se deram no Brasil entre 1992 e 2011. Foram conjugadas medidas de diferenças observadas e de diferenças ajustadas por regressão quantílica. A subordinação da distribuição da renda ao ordenamento de classe da sociedade brasileira manteve-se claramente definida. No período pós-2002 diminui a diferença de renda entre o topo privilegiado e a base destituída tanto em termos absolutos quanto relativos. As perdas de renda mais pronunciadas estiveram vinculadas às credenciais das posições de especialistas. As vantagens de classe das dimensões de propriedade e autoridade da estrutura social mostraram-se mais persistentes. Outrossim, a composição e as vantagens dos grupos privilegiados tornaram-se mais dependentes do controle e do emprego de insumos educacionais que perderam valor.

Keywords : classe social; desigualdade de renda; sociedade brasileira; regressão quantílica.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )