SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue1THE NOBLE DEPUTIES SPEAK: THEMATIC EMPHASIS OF THE BRAZILIAN PARLIAMENTARIANS´ SPEECHESPerceived Insecurity In The Neighborhoods of Santiago (capital of Chile): The Importance Of Subjective Well-Being author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dados

Print version ISSN 0011-5258On-line version ISSN 1678-4588

Abstract

GONCALVES, Guilherme Leite  and  COSTA, Sérgio. Valor Maravilha: Metamorfoses da Acumulação Capitalista no Espaço Portuário do Rio de Janeiro. Dados [online]. 2020, vol.63, n.1, e20160039.  Epub May 08, 2020. ISSN 1678-4588.  https://doi.org/10.1590/001152582020201.

Diversos autores têm promovido uma renovação da teoria marxista da expansão capitalista por meio da retomada da noção de repetição da acumulação primitiva do capital. Tem-se a ideia de que o desenvolvimento do capitalismo sempre necessita recorrer a um “fora” não capitalista, isto é, precisa estender o processo de acumulação a espaços ainda não integrados às cadeias de produção de valor. Para isto, faz uso de violência explícita não econômica, como, por exemplo, a política colonial ou imperial, espoliações, leis sanguinárias etc. No presente artigo, estudamos as diferentes dimensões desse processo à luz da história da região portuária do Rio de Janeiro. Do ponto de vista teórico, isso possibilita repensar as categorias do debate citado a partir do conceito de acumulação entrelaçada, cunhado no artigo. Do ponto de vista empírico, sustentamos que a região portuária do Rio de Janeiro representa uma espécie de espaço-síntese, no interior do qual as diversas etapas históricas da acumulação capitalista aparecem materializadas na forma de um movimento de incorporação e desacoplamento de tal região aos processos de transformação do espaço socialmente construído em mercadoria.

Keywords : acumulação primitiva; expansão do capitalismo; porto do Rio de Janeiro; escravidão.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )