SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue1“Wonder Value”: Metamorphoses of Capitalist Accumulation in the Rio de Janeiro Port RegionPredictors and Impacts of Police Legitimacy: Testing the Theory of Procedural Fairness in São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dados

Print version ISSN 0011-5258On-line version ISSN 1678-4588

Abstract

LAYERA, Maria Luisa Mendez; OTERO, Gabriel  and  PERRET, Vania. Insegurança Percebida nos Bairros de Santiago do Chile: A Importância do Bem-Estar Subjetivo. Dados [online]. 2020, vol.63, n.1, e20170036.  Epub May 08, 2020. ISSN 1678-4588.  https://doi.org/10.1590/001152582020200.

Neste artigo estudamos os determinantes dos sentimentos de insegurança e o medo do crime em Santiago, Chile. Propomos um enfoque teórico integrador em torno ao conceito de “bem-estar”, o qual permite resgatar tanto as dimensões objetivas quanto as subjetivas expostas na literatura, assim como os distintos contextos analisados: individuais e geográficos. Utilizamos dados da Pesquisa COES de Coesão e Conflito dos Bairros e dados georreferenciados no âmbito da área censitária. Os modelos de regressão linear indicam que as variáveis que capturam o bem-estar subjetivo no contexto do bairro são as mais significativas para entender as atitudes estudadas. Especificamente, as percepções de desordem física/social e as experiências de vitimização indireta mostram associações positivas; enquanto as disposições de solidariedade institucional e apego/arraigo com a comunidade mostram associações negativas com os sentimentos de insegurança e o medo ao crime dos residentes. No que diz respeito ao bem-estar objetivo, o capital econômico individual é o único fator que mantém sua significância estatística nas estimações finais. Os fatores objetivos do bairro como os níveis de criminalidade, a concentração da pobreza/riqueza, e os serviços disponíveis da vizinhança, não aparecem como preditores significativos depois de controlar o bem-estar subjetivo no contexto do bairro.

Keywords : sentimento de insegurança; medo do crime; bem-estar; coesão do bairro; América Latina.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )