SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número59"Bonita" natureza e romantismo, forma e canção em Tom JobimBrecht eu misturo com Caetano citação, mercado e forma musical índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista do Instituto de Estudos Brasileiros

versão On-line ISSN 2316-901X

Resumo

VISCONTI, Eduardo de Lima. Arquitetura da tensão em tempos de repressão uma interpretação do samba "Roendo as unhas", de Paulinho da Viola. Rev. Inst. Estud. Bras. [online]. 2014, n.59, pp.129-148. ISSN 2316-901X.  https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i59p129-148.

Paulinho da Viola se consagrou como um dos protagonistas do mundo do samba na década de 1970. Em tempos de "chumbo", a canção "Roendo as unhas", lançada no ano de 1973, parece introjetar uma "semântica da repressão" em sua forma musical. A partir da análise desse samba verifica-se que dois recursos - o intervalo musical do trítono e um princípio de circularidade - atravessam todos os componentes musicais (melodia, harmonia, arranjo e base rítmica), conferindo à letra uma potência de tensão onipresente na organização estrutural da canção. O artigo pretende compreender o processo pelo qual o artista alcançou uma compatibilidade entre estruturas musicais e letra, resultando numa obra que condensa, em seu material estético, uma experiência que se refere ao andamento histórico do período2.

Palavras-chave : Paulinho da Viola; "Roendo as unhas"; MPB; samba.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )