SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 número2Constipação intestinal funcional refratária: manejo clínico ou apendicostomia?,Por que as crianças são diferentes em seus níveis de atividade física de intensidade moderada a vigorosa? Uma análise multinível, índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal de Pediatria

versão impressa ISSN 0021-7557versão On-line ISSN 1678-4782

Resumo

MARQUES, Adilson et al. Estilo de vida saudável dos adolescentes. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2020, vol.96, n.2, pp.217-224.  Epub 11-Maio-2020. ISSN 1678-4782.  https://doi.org/10.1016/j.jpedp.2018.09.001.

Objetivo

Com o uso de uma amostra ampla e representativa de adolescentes de 37 países, analisar como a idade muda o estilo de vida saudável dos adolescentes.

Métodos

Participaram 148.839 adolescentes provenientes da pesquisa Health Behavior in School-aged Children, de 2010. Foi elaborado um escore composto de um estilo de vida saudável, com a combinação de atividade física diária, consumo diário de frutas e vegetais, menos de duas horas diárias de comportamento sedentário baseado em tempo de tela, abstinência de álcool e abstinência de produtos de tabaco. As medidas do estilo de vida saudável foram baseadas em autorrelato.

Resultados

Obtiveram um escore perfeito no estilo de vida saudável 4,7% dos meninos e 4,4% das meninas de 11 anos, 3% dos meninos e 2% das meninas de 13 anos e 1,5% dos meninos e 0,8% das meninas de 15 anos. Com o aumento da idade, a prevalência de adolescentes com estilo de vida saudável diminuiu. Em 37 países e regiões, a prevalência de comportamentos saudáveis diminuiu linearmente entre o início da adolescência e os 15 anos.

Conclusões

Em geral, os adolescentes não têm um estilo de vida saudável. Os resultados deste estudo destacam que ainda há muito trabalho a ser feito na promoção de estilos de vida saudáveis e na conscientização dos adolescentes sobre os riscos potenciais para o seu estado de saúde.

Palavras-chave : Saúde; Comportamento relacionado à saúde em escolares; Atividade física; Comportamento sedentário; Bebida alcoólica; Tabaco.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )