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Revista Brasileira de Economia

Print version ISSN 0034-7140On-line version ISSN 1806-9134

Abstract

OSHIRO, Cláudia Hiromi; SCORZAFAVE, Luiz Guilherme  and  DORIGAN, Tulio Anselmi. Impacto Sobre o Desempenho Escolar do Pagamento de Bônus aos Docentes do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo. Rev. Bras. Econ. [online]. 2015, vol.69, n.2, pp.213-249. ISSN 1806-9134.  https://doi.org/10.5935/0034-7140.20150010.

Políticas de bonificação têm se popularizado como mecanismo de indução de melhoria da qualidade da educação. Dada a escassa evidência dessas políticas para o Brasil, este artigo avalia o efeito do programa de bonificação de professores do estado de São Paulo sobre o desempenho escolar dos alunos utilizando os métodos de Propensity Score Matching e Diferenças em Diferenças. Foram encontrados efeitos positivos e significativos para Matemática (0,42 desvios-padrão) e Português (0,14 desvios-padrão) para o quinto ano do ensino fundamental entre 2007 e 2009, mas em 2011 há uma diminuição expressiva desse efeito positivo. Para o nono ano, não foram encontrados efeitos e, para algumas especificações e grupos de controle utilizados, houve impacto negativo sobre a proficiência em 2009 e 2011. Os resultados foram robustos a diferentes grupos de controle.

Keywords : Educação; Bônus; Accountability; Salário; Pagamento a Professores.

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