SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70 número2Reaching a Broader Audience: Mário Henrique Simonsen's International Career índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Economia

versão impressa ISSN 0034-7140versão On-line ISSN 1806-9134

Resumo

ALMEIDA, Aléssio Tony Cavalcanti de  e  ARAUJO JUNIOR, Ignácio Tavares de. Efeitos da Exposição aos Fatores de Risco Comportamentais à Saúde sobre o Atraso Escolar no Brasil. Rev. Bras. Econ. [online]. 2016, vol.70, n.2, pp.129-169. ISSN 1806-9134.  https://doi.org/10.5935/0034-7140.20160007.

Este trabalho objetiva avaliar o papel da exposição de alunos aos fatores de risco comportamentais à saúde - cigarro, bebida alcoólica e excesso de peso - no resultado educacional no Brasil. Para tanto, os microdados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PENSE) 2012 em conjunto com técnicas paramétricas e não-paramétricas são utilizados para a estimação do efeito da exposição a esses fatores sobre o indicador de atraso escolar de discentes no 9° ano do ensino fundamental. Os principais resultados da pesquisa indicam que a exposição aos fatores de risco se relaciona de forma direta com o atraso escolar, sendo os efeitos mais intensos para os estudantes com pior nível socioeconômico. Esses achados sugerem a importância de políticas públicas que promovam a prevenção desses fatores de risco desde a infância, pois as consequências dessas exposições podem gerar desdobramentos não apenas na saúde mas também no componente educacional do capital humano.

Palavras-chave : Cigarro; Bebida Alcoólica; Sobrepeso; Resultado Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )