SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.74 issue1Uma Nota Sobre as Disparidades de Renda dos Municípios NordestinosEconomic Growth Channels From Human Capital: A Dynamic Panel Analysis for Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Economia

Print version ISSN 0034-7140On-line version ISSN 1806-9134

Abstract

SOUZA, Wallace Patrick Santos de Farias; MESQUITA, Shirley Pereira de  and  FIGUEIREDO, Erik Alencar de. O Impacto do Investimento Estrangeiro Direto no Trabalho Infantil: Uma Análise Para Países em Desenvolvimento. Rev. Bras. Econ. [online]. 2020, vol.74, n.1, pp.75-93.  Epub May 08, 2020. ISSN 1806-9134.  https://doi.org/10.5935/0034-7140.20200005.

Esse artigo estuda o efeito do comércio internacional, mensurado por abertura comercial (exportações e importações como proporção do PIB) e FDI (Foreign Direct Investment), nas margens intensiva (horas trabalhadas) e extensiva (participação no mercado de trabalho) do trabalho infantil. Para tanto foram utilizados dados de 83 países para o ano de 2010 e uma estratégia de estimação robusta a partir de variáveis instrumentais para controlar a endogeneidade da renda, do FDI e da abertura comercial. Os resultados encontrados não corroboram alguns dos principais trabalhos empíricos da literatura, Davies e Voy (2009) e Edmonds e Pavcnik (2006), indicando que o FDI pode aumentar o trabalho infantil mas reduzir a quantidade de horas trabalhadas, ou seja, o FDI consegue reduzir a carga de trabalho mas não retirar a criança da atividade laboral. Para a abertura comercial, líquida da renda per capita, os resultados apontam para uma redução da incidência de trabalho infantil em ambas as margens. Esse resultado aponta para a existência de um efeito direto do comércio internacional sobre o trabalho infantil e um efeito indireto via renda per capita dos países.

Keywords : Trabalho infantil; comércio internacional; FDI; endogeneidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )