SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 special issueClassification of the CNPq areas of knowledge and the Nursing field: possibilities and limitsThe research and the ethical dilemmas of Nursing work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

FONSECA, Rosa Maria Godoy Serpa da  and  OLIVEIRA, Rebeca Nunes Guedes. Discussões sobre linhas de pesquisa nos Seminários Nacionais de Pesquisa em Enfermagem, 1979-2011. Rev. bras. enferm. [online]. 2013, vol.66, n.spe, pp.66-75. ISSN 0034-7167.  https://doi.org/10.1590/S0034-71672013000700009.

O artigo teve o objetivo de proceder à recuperação histórica das discussões havidas no âmbito do Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem (SENPE) acerca de linhas de pesquisa, materializando, neste âmbito, a construção do conhecimento em enfermagem. Trata-se de pesquisa documental, cujas fontes dos dados foram os Anais dos dezesseis SENPE, realizados de 1979 a 2011. Observou-se que a discussão em torno das linhas de pesquisa constituiu preocupação constante nos SENPE, embora com diferentes gradações, desde a sua gênese até a atualidade. O cenário se configura incluindo as consequências adversas da produção e difusão quantitativa de estudos sem que necessariamente estejam articulados a uma finalidade práxica. As preocupações exteriorizadas na trajetória analisada reforçam a busca pela práxis na enfermagem de modo a contribuir para a discussão das linhas de pesquisa na perspectiva da politicidade da construção, difusão e avaliação do conhecimento, a partir do entendimento das contradições inerentes a este processo.

Keywords : Enfermagem; Pesquisa em Enfermagem; Congressos; Conhecimento; Metodologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License