SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 special issueOverview of Nursing Graduation courses in Brazil in the National Curriculum Guidelines decadeScience, Public Health and Nursing: highlighting the gender and generation categories in the episteme of praxis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

PEREIRA, Wilza Rocha. Produção de conhecimento em enfermagem: transposição e repercussões no ensino de graduação. Rev. bras. enferm. [online]. 2013, vol.66, n.spe, pp.111-118. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672013000700015.

A pesquisa teve o objetivo de analisar a produção de conhecimento em Enfermagem em uma universidade pública, para avaliar o impacto desta produção no ensino de graduação. Realizamos uma pesquisa exploratória e descritiva em duas fases, na primeira fizemos o levantamento dos relatórios de pesquisas executados pelos docentes coordenadores das mesmas, de 2000 a 2009. Tivemos como resultados desta fase o mapeamento dos tipos de estudo realizados, as temáticas e referenciais teóricos e metodológicos mais utilizados. Na segunda fase, estudamos o atual projeto pedagógico do curso de Graduação e cruzamos os dados com o levantamento anteriormente feito, para dimensionar algumas das transposições e aplicações do conhecimento produzido nas pesquisas para o ensino de Graduação em Enfermagem. Concluímos que, de diferentes maneiras, vem ocorrendo não somente a aplicação dos estudos, mas a transposição dos ideais que perpassam os grupos de pesquisa aos quais pertencem os pesquisadores, que conseguiram provocar mudanças na formação em Enfermagem.

Keywords : Enfermagem; Conhecimento; Educação; Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License