SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.66 special issueNursing knowledge production: transposition and repercussions on the graduation teachingContribution of standardized languages for knowledge production, clinical reasoning and clinical Nursing practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

EGRY, Emiko Yoshikawa; FONSECA, Rosa Maria Godoy Serpa da  and  OLIVEIRA, Maria Amélia de Campos. Ciência, Saúde Coletiva e Enfermagem: destacando as categorias gênero e geração na episteme da práxis. Rev. bras. enferm. [online]. 2013, vol.66, n.spe, pp.119-133. ISSN 0034-7167.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672013000700016.

Este ensaio tem por objetivo mostrar a relevância das categorias sociológicas gênero e geração, que perpassam os fenômenos da enfermagem em saúde coletiva, na episteme da práxis. Para tanto parte-se do entendimento de práxis como o fundamento nuclear do materialismo-histórico e dialético, demonstrando a sua importância nos processos de construção dos conhecimentos da enfermagem em saúde coletiva. As categorias sociológicas gênero e geração foram escolhidas nesse ensaio porque tem o privilégio de iluminar melhor certos fenômenos que tem sido motivo de preocupação científica, tais como a violência contra mulheres, crianças e idosos, no conjunto das suas vulnerabilidades. Foi adotado o método dialético, com ênfase nas leis secundárias "essência e fenômeno" e "possibilidade e realidade". Finalmente, dado que a eleição do recorte do objeto, assim como os instrumentos para intervenção, rumo a uma dada finalidade no processo de conhecimento científico é da escolha do sujeito cognoscente, a ética foi relacionada à práxis.

Keywords : Filosofia; Saúde Coletiva; Metodologia; Gênero; Geração; Violência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License