SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue4Educational game of medication administration: a validation studyAlteração de taxa de filtração glomerular em pacientes hipertensos do município de Vitória-ES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167

Abstract

COSTA, Laís de Miranda Crispim et al. Contribuição do Projeto HOPE para a configuração da identidade profissional das primeiras enfermeiras alagoanas, 1973 a 1977. Rev. bras. enferm. [online]. 2014, vol.67, n.4, pp.535-542. ISSN 0034-7167.  https://doi.org/10.1590/0034-7167.2014670406.

Estudo histórico-social cujo objetivo foi analisar a contribuição das enfermeiras norte-americanas do Projeto HOPE à configuração da identidade profissional das primeiras enfermeiras formadas em Alagoas, no período de 1973 a 1977. O referencial teórico foi o "Processo Civilizador" de Norbert Elias. As fontes primárias foram documentos oficiais e arquivos pessoais de 13 entrevistados via história oral temática; as secundárias foram autores da História do Brasil/Alagoas. A análise dos dados evidenciou que a configuração da identidade profissional das primeiras enfermeiras formadas em Alagoas foi um processo civilizador, com todas as nuances que compõem as relações de poder. Houve uma contribuição significativa da Enfermagem norte-americana. Entretanto o movimento de resistência a essa dominação foi muito forte, resultando num Curso que conseguiu aproveitar o avanço tecnológico e o prestígio trazido pelos Estados Unidos para construir uma Enfermagem singular, a partir do tecido social bordado neste encontro de tantas culturas diferentes.

Keywords : História da Enfermagem; Identidade Profissional; Docentes de Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )