SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número5Incapacidade funcional: condições de saúde e prática de atividade física em idososAtuação de enfermeiros sobre práticas de cuidados afrodescendentes e indígenas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167versão On-line ISSN 1984-0446

Resumo

AFIO, Aline Cruz Esmeraldo et al. Avaliação da acessibilidade de tecnologia assistiva para surdos. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2016, vol.69, n.5, pp.833-839. ISSN 1984-0446.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690503.

Objetivo:

avaliar acessibilidade automática de tecnologia assistiva, na modalidade de curso on-line, para surdos.

Método:

estudo avaliativo, orientado pela etapa de Avaliação e Manutenção proposta no Modelo de Desenvolvimento de Material Educativo Digital. Utilizou-se software Avaliador e Simulador de Acessibilidade de Sítios para análise do curso on-line "Educação em Saúde Sexual e Reprodutiva: uso dos preservativos", conforme normas de acessibilidade de sítios eletrônicos nacionais e internacionais.

Resultados:

relatório de erros gerado pelo programa identificou, em cada módulo didático, um erro e dois avisos relacionados a dois princípios internacionais e, seis avisos envolvidos com seis recomendações nacionais. Realizou-se correção das advertências pertinentes para os surdos, sendo o curso considerado acessível pela avaliação automática.

Conclusão:

conclui-se que as páginas do curso foram consideradas, pelo software utilizado, adequadas aos padrões de acessibilidade na Web.

Palavras-chave : Pessoas com Deficiência Auditiva; Equipamentos de Autoajuda; Educação a Distância; Internet; Exclusão Digital.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )