SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue1Trends in the job market of nurses in the view of managersSurveillance of intradomiciliary contacts of leprosy cases: perspective of the client in a hyperendemic municipality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167On-line version ISSN 1984-0446

Abstract

HERMANN, Ana Paula et al. Aprimorando o processo de ensinar e aprender o cuidado domiciliar. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2018, vol.71, n.1, pp.156-162. ISSN 1984-0446.  https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0541.

Objetivo:

apontar possibilidades de aprimoramento no processo de ensinar e aprender o cuidado domiciliar nos cursos de enfermagem, farmácia, medicina, nutrição, odontologia e terapia ocupacional.

Método:

pesquisa qualitativa, que utilizou a Teoria Fundamentada nos Dados como método. Foram realizadas 63 entrevistas semiestruturadas com discentes, docentes e egressos dos seis cursos mencionados de uma universidade pública do sul do país. A análise dos dados ocorreu por meio da codificação aberta, axial e seletiva.

Resultados:

destacam-se, entre as possibilidades de aprimoramento no processo de ensinar e aprender o cuidado domiciliar, a produção científica na área, utilização de diferentes técnicas de ensino, desenvolvimento de atividades extracurriculares, projetos de extensão, reformulação curricular e simulação em laboratório.

Considerações finais:

as estratégias citadas neste estudo permitem aos cursos de graduação em saúde vislumbrar a possibilidade de incorporar ou incrementar o processo de ensinar e aprender o CD.

Keywords : Assistência Domiciliar; Equipe de Assistência ao Paciente; Educação Superior; Ensino; Formação Profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )