SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 número3Cuidado de enfermagem ao paciente com diabetes fundamentado na Teoria de KingValidação de protocolo assistencial ao paciente séptico na Unidade de Terapia Intensiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167versão On-line ISSN 1984-0446

Resumo

MORAES, Clayton dos Santos; RABIN, Eliane Goldberg  e  VIEGAS, Karin. Avaliação do processo de cuidado com órteses, próteses e materiais especiais. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2018, vol.71, n.3, pp.1099-1105. ISSN 1984-0446.  https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0031.

Objetivo:

avaliar as falhas potenciais, no processo de trabalho do cuidado com órteses, próteses e materiais especiais em um hospital de alta complexidade.

Método:

estudo de intervenção realizado de março a outubro de 2013. O processo foi avaliado utilizando a ferramenta de Análise de Modos de Falhas e Efeitos do tipo serviço. Os dados foram analisados conforme o risco e foram definidas as medidas corretivas.

Resultados:

nenhuma falha foi classificada de alto risco e as medidas corretivas apontadas como de baixo e moderado risco tiveram propostas de ações de melhoria, como: padronização dos cadastros de materiais no sistema de informação; criação de um formulário específico para a solicitação de material; contratação de pessoal técnico especializado e criação de um programa de educação permanente.

Conclusão:

todas as ações propostas foram implantadas e auxiliaram na redução do risco assistencial aos pacientes por falhas neste processo, aumentando os níveis de segurança e proporcionando maior qualidade no serviço.

Palavras-chave : Avaliação de Processos; Análise e Desempenho de Tarefas; Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde; Administração de Materiais no Hospital; Controle de Qualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )