SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue4Directly Observed Treatment: planning perspectives, improvisation and transfer of policyProject HOPE: American nurses in Brazil (1973) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167On-line version ISSN 1984-0446

Abstract

QUEIROZ, Artur Acelino Francisco Luz Nunes et al. Conhecimento sobre HIV/aids e implicações no estabelecimento de parcerias entre usuários do Hornet®. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2018, vol.71, n.4, pp.1949-1955. ISSN 1984-0446.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0409.

Objetivo:

avaliar o conhecimento de homens que fazem sexo com homens usuários de aplicativo de encontro baseado em geolocalização, sobre o HIV/aids e implicações no estabelecimento de parcerias.

Método:

estudo descritivo, com 30 usuários do Hornet®. Os depoimentos gerados tiveram tratamento estatístico no software IRaMuTeQ, analisados pela Classificação Hierárquica Descendente.

Resultados:

A frequência sexual nos últimos 30 dias foi de 2,9 parceiros, sendo 2,1 conhecidos pelo aplicativo, dos quais 63,3% relataram sexo sem camisinha. Obtiveram-se quatro classes: Conhecimento sobre medidas de prevenção do HIV/aids; PrEP/truvada como medida de prevenção do HIV/aids; Comportamentos vulneráveis em relação à infecção pelo HIV; Estabelecimento de parcerias sexuais pelos aplicativos.

Conclusão:

Usuários do Hornet® possuem conhecimento insuficiente sobre medidas de prevenção do HIV, principalmente quando se descarta o preservativo masculino. As relações estabelecidas pelo aplicativo são permeadas por alta vulnerabilidade individual e comportamentos que têm potencial de exposição ao risco de infecção pelo HIV.

Keywords : Homossexualidade Masculina; HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Comportamento Sexual; Aplicativos Móveis.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )