SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.71 issue4Knowledge about HIV/AIDS and implications of establishing partnerships among Hornet® usersHands hygiene and the use of gloves by nursing team in hemodialysis service author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167On-line version ISSN 1984-0446

Abstract

COSTA, Laís de Miranda Crispim et al. Projeto HOPE: atuação de enfermeiras norte-americanas no Brasil (1973). Rev. Bras. Enferm. [online]. 2018, vol.71, n.4, pp.1956-1962. ISSN 1984-0446.  https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0432.

Objetivo:

descrever as circusntâncias de atuação das enfermeiras do projeto HOPE e discutir as repercussões da atuação dessas enfermeiras em relação à reconfiguração da enfermagem alagoana.

Método:

estudo histórico-social, cujas fontes primárias foram documentos arquivados no Laboratório de Documentação e Pesquisa em História da Enfermagem, documentos cedidos pelo projeto HOPE, depoimentos orais resultantes da transcrição de entrevistas de enfermeiras norte-americanas e o diário de bordo da enfermeira VeNeta Masson, coordenadora de enfermagem do navio. A discussão dos dados teve como referencial a teoria de Pierre Bourdieu. O projeto foi submetido ao Comitê de Ética e foi aprovado.

Resultados:

as ações das enfermeiras norte-americanas expuseram a escassez desse tipo de profissional na área, bem como as precárias condições de saúde na região.

Conclusão:

o capital simbólico dessas enfermeiras contribuiu para a reconfiguração do campo da enfermagem em Alagoas.

Keywords : Autonomia Profissional; Enfermeiras e Enfermeiros; Enfermagem; História da Enfermagem; Cuidados de Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )