SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 número4Atuação de enfermeiros na gestão de leitos de um hospital de ensinoAtribuições do enfermeiro no ambiente aeroespacial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Enfermagem

versão impressa ISSN 0034-7167versão On-line ISSN 1984-0446

Resumo

ANDRADE, Raquel Dully et al. Cuidado de enfermagem materno-infantil para mães adolescentes: educação em saúde. Rev. Bras. Enferm. [online]. 2020, vol.73, n.4, e20180769.  Epub 08-Jun-2020. ISSN 1984-0446.  https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0769.

Objetivos:

desenvolver uma intervenção educativa por meio de um jogo com abordagem de aspectos relacionados à maternidade na adolescência e cuidado da criança.

Métodos:

trata-se de uma pesquisa ação baseada nas etapas de diagnóstico, intervenção e apreensão.

Resultados:

o diagnóstico situacional foi pautado em uma revisão de literatura sobre maternidade na adolescência e cuidado da criança. Na etapa da intervenção, foi elaborada a primeira versão do jogo educativo. Na terceira etapa, constituída pela apreensão, o jogo criado foi submetido à apreciação de especialistas interdisciplinares. As sugestões dos especialistas foram adotadas e o jogo ganhou sua segunda versão.

Considerações Finais:

a intervenção educativa elaborada no presente estudo configura uma tecnologia de cuidado que agrega saberes e práticas ao trabalho do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde, com foco nos cuidados de saúde da mulher adolescente e da criança.

Palavras-chave : Educação em Saúde; Materiais de Ensino; Adolescente; Enfermagem Materno-Infantil; Criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )