SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 suppl.2Mental health of healthcare professionals in China during the new coronavirus pandemic: an integrative reviewRecommendations in covid-19 times: a view for home care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Enfermagem

Print version ISSN 0034-7167On-line version ISSN 1984-0446

Abstract

CHRISTOFFEL, Marialda Moreira; GOMES, Ana Leticia Monteiro; SOUZA, Tania Vignuda de  and  CIUFFO, Lia Leão. A (in)visibilidade da criança em vulnerabilidade social e o impacto do novo coronavírus (COVID19). Rev. Bras. Enferm. [online]. 2020, vol.73, suppl.2, e20200302.  Epub June 29, 2020. ISSN 1984-0446.  https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0302.

Objetivo:

Refletir sobre o impacto da infecção pelo novo coronavírus nas crianças brasileiras em situação de vulnerabilidade social, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio.

Método:

Estudo reflexivo fundamentado na formulação discursiva em três momentos: princípios dos objetivos e das metas de desenvolvimento sustentável do milênio; impacto da pandemia na saúde das crianças e famílias em vulnerabilidade social; e o papel da enfermagem pediátrica nos cuidados prestados - limites e desafios.

Resultados:

Em janeiro de 2020, a COVID19 é divulgada como pandemia. No Brasil, crianças e famílias ainda se encontram sem acesso a direitos básicos, aumentando os riscos de vulnerabilidade social pela quarentena. A enfermagem tem papel relevante no acompanhamento das crianças e suas famílias, oferecendo orientações na busca de soluções e na prevenção da contaminação.

Conclusão:

Ainda existem desafios a serem superados pelas crianças e suas famílias em situação de vulnerabilidade diante da COVID-19.

Keywords : Infecções por Coronavírus; Criança; Vulnerabilidade Social; Desenvolvimento Sustentável; Enfermagem Pediátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )