SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.73 issue2Retinopathy in patients with hypertension and/or diabetes in a family health unitSchwannoma of the left superior eyelid in a 10-year-old child author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Oftalmologia

Print version ISSN 0034-7280

Abstract

KOIFMAN, Ana Célia Baptista et al. Aspectos tomográficos da órbita aguda infecciosa: revisão de literatura. Rev. bras.oftalmol. [online]. 2014, vol.73, n.2, pp.112-116. ISSN 0034-7280.  http://dx.doi.org/10.5935/0034-7280.20140025.

As doenças que acometem a órbita de forma aguda e não traumática por vezes não são conhecidas por médicos em centros de emergência. Essas condições são decorrentes de diversos fatores, como desordens imunológicas, congênitas, infecciosas, vasculares, entre outras. As causas infecciosas correspondem a mais de 50% de todos os casos e requer rápido diagnóstico e conduta para minimização de sequelas. A tomografia computadorizada (TC) é o exame de imagem de primeira linha nesses casos, sendo geralmente disponível nos centros de emergência e capaz de fornecer auxílio diagnóstico de forma rápida, precisa e eficaz. Esse artigo de revisão visa descrever os principais aspectos tomográficos da órbita aguda infecciosa, correlacionando-os com os dados da literatura.

Keywords : Tomografia computadorizada por raios-X; Infecção aguda; Órbita/patologia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )