SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue3Vegetative development and production of Jatropha in response to phosphorus fertilization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ceres

Print version ISSN 0034-737XOn-line version ISSN 2177-3491

Abstract

POZZA, Edson Ampélio; POZZA, Adélia Aziz Alexandre  and  BOTELHO, Deila Magna dos Santos. O Silício no controle de doenças de plantas. Rev. Ceres [online]. 2015, vol.62, n.3, pp.323-331. ISSN 2177-3491.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-737X201562030013.

Todos os nutrientes essenciais podem influenciar a incidência e a severidade das doenças de plantas. O silício (Si), embora não seja considerado nutriente essencial para plantas, destaca-se por seu potencial para diminuir a intensidade de doenças em várias culturas. O mecanismo de ação do Si na resistência de plantas ainda não está totalmente esclarecido. A forma de deposição do Si na parede celular de plantas gerou a hipótese de uma possível barreira física, dificultando a penetração do patógeno. No entanto, o aumento da atividade de compostos fenólicos, polifenoloxidases e peroxidases em plantas tratadas com Si demonstra o envolvimento deste elemento na indução de reações de defesa da planta. A presente revisão visa abordar o papel do Si no controle de doenças e os possíveis mecanismos envolvidos no modo de ação do Si na resistência de plantas às doenças.

Keywords : Manejo; doenças de plantas; barreiras de resistência; fertilidade do solo; indutores de resistência.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )