SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número4Pecuária leiteira em uma colônia de agricultores familiares no município de Palmeira, ParanáTamanho ótimo de parcela na avaliação de mudas de mamoeiro: proposta e comparação de métodos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ceres

versão impressa ISSN 0034-737Xversão On-line ISSN 2177-3491

Resumo

FARIA, Priscila Neves et al. Metodologia AMMI na cultura da soja: análise de cluster com reamostragem bootstrap no estudo da divergência e estabilidade genética. Rev. Ceres [online]. 2016, vol.63, n.4, pp.461-468. ISSN 2177-3491.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-737X201663040005.

O presente trabalho teve como objetivo propor uma metodologia de agrupamento com reamostragem bootstrap por meio do modelo AMMI (Additive Main Effects and Multiplicative Interaction Analysis), contribuindo para melhor predição da estabilidade fenotípica de genótipos e de ambientes. Ao mesmo tempo, analisar a divergência genética na avaliação de linhagens experimentais de soja, identificando genótipos que reúnam características de alta produtividade, com controle de insetos mastigadores e sugadores, reunindo grupos de genótipos similares para os caracteres avaliados. Foram conduzidos 24 experimentos aleatorizados em blocos com duas repetições subdivididas em conjuntos experimentais com testemunhas comuns. A análise AMMI por componentes principais indicou os dois primeiros eixos como significativos, os quais explicaram 83,9% da porção da soma de quadrados da interação. O primeiro eixo singular da análise AMMI capturou a maior porcentagem de "padrão" e, com acumulação subsequente das dimensões dos eixos, houve uma diminuição na porcentagem de "padrão" e um incremento de "ruídos". Utilizou-se a distância euclidiana entre escores de genótipos como medida de dissimilaridade e posteriormente obtidos os agrupamentos por meio do método hierárquico de Ward. Os genótipos 97-8011, 97-8029, 97-8050 e a testemunha IAS-5 se comportaram como os mais promissores para fins de recomendação, pois os resultados indicaram maior estabilidade e melhor performance quanto à produtividade de grãos.

Palavras-chave : interação genótipo x ambiente; agrupamentos; intervalo percentílico.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )