SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número4Metodologia AMMI na cultura da soja: análise de cluster com reamostragem bootstrap no estudo da divergência e estabilidade genéticaAvaliação da dependência espacial em experimentos para seleção de progênies de feijoeiro ( Phaseolus vulgaris L.) para produtividade de grãos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ceres

versão impressa ISSN 0034-737Xversão On-line ISSN 2177-3491

Resumo

CELANTI, Humberto Felipe et al. Tamanho ótimo de parcela na avaliação de mudas de mamoeiro: proposta e comparação de métodos. Rev. Ceres [online]. 2016, vol.63, n.4, pp.469-476. ISSN 2177-3491.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-737X201663040006.

Em experimentos com mudas de mamoeiro é de extrema importância que se avalie a qualidade das mudas o que é feito por características da parte aérea e radicular. Foram avaliados altura da parte aérea, diâmetro do caule, número de folhas, comprimento do pecíolo e comprimento da maior raiz em plântulas de mamoeiro com objetivo de estimar o tamanho ótimo de parcelas. As análises foram feitas a partir de ensaio em branco com 240 plântulas de 'Golden Pecíolo Curto'. A determinação do tamanho ótimo de parcela foi feita aplicando-se os métodos de máxima curvatura, da máxima curvatura do coeficiente de variação e um método proposto, que incorpora a simulação bootstrap de reamostragem ao método da máxima curvatura. O número ótimo de plantas por parcela para avaliação de mudas de mamoeiro 'Golden Pecíolo Curto' é de cinco. O método proposto de simulação bootstrap com reposição proporciona tamanhos ótimos de parcela iguais ou superiores ao método da máxima curvatura e, proporciona mesmo tamanho de parcela do método da máxima curvatura do coeficiente de variação.

Palavras-chave : Carica papaya L.; precisão experimental; planejamento experimental.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )