SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número4Desempenho agronômico e uso eficiente da terra em arranjos de plantas de mandioca e batata-doceAtributos qualitativos e conservação pós-colheita de espigas de milho-verde cultivado sobre diferentes coberturas de solo no sistema de plantio direto orgânico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ceres

versão impressa ISSN 0034-737Xversão On-line ISSN 2177-3491

Resumo

DALASTRA, Graciela Maiara; ECHER, Márcia de Moraes; KLOSOWSKI, Élcio Silvério  e  HACHMANN, Tiago Luan. Produção e qualidade de três tipos de melão, variando o número de frutos por planta 1. Rev. Ceres [online]. 2016, vol.63, n.4, pp.523-531. ISSN 2177-3491.  https://doi.org/10.1590/0034-737X201663040013.

O melão (Cucumis melo L.) tem grande importância para a economia nacional, fazendo-se necessário o conhecimento sobre as práticas de manejo adequadas, de modo a facilitar a condução de sua cultura, sem comprometer a produtividade e a qualidade dos frutos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade físico-química e a produtividade de três tipos de melão, conduzidos com um e dois frutos por planta. O experimento foi realizado de setembro a dezembro de 2013, no Setor de Cultivo Protegido, da Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon. O delineamento adotado foi o de blocos ao acaso, em esquema fatorial 3 x 2, com seis repetições. No primeiro fator, foram alocados os tipos de melão (Amarelo, Rendilhado e Pele de Sapo) e, no segundo, o número de frutos (um e dois frutos por planta). Os frutos foram avaliados quanto à massa média, aos diâmetros transversal e longitudinal do fruto e do lóculo, à espessura da polpa, ao índice de formato do fruto e do lóculo, aos sólidos solúveis, ao pH, à acidez titulável, à firmeza, à ratio e à produtividade. Frutos obtidos de plantas conduzidas com um e dois frutos apresentam maior massa média e maior produtividade, respectivamente. Melões do tipo pele de sapo apresentaram maior massa média de fruto e maior produtividade. A ratio foi influenciada pelo número de frutos mantidos por planta, para melão do tipo amarelo. Melão do tipo rendilhado apresentou redução de acidez, em comparação com a dos demais tipos, independentemente do número de frutos por planta. A maior espessura da polpa foi encontrada em frutos de plantas conduzidas com um fruto por planta. Os índices de formato do fruto e do lóculo não foram influenciados pelo número de frutos por planta. Independentemente do número de frutos e do tipo de melão, o teor de sólidos solúveis foi superior ao mínimo recomendado para comercialização.

Palavras-chave : Cucumis melo L.; melão rendilhado; melão amarelo; melão pele de sapo; raleio de frutos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )