SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 número6Biomassa e ciclagem de nutrientes por plantas de cobertura de invernoEtefom e épocas de poda no crescimento de videira rústica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Ceres

versão impressa ISSN 0034-737Xversão On-line ISSN 2177-3491

Resumo

CARDOSO, Deise Silva Castro Pimentel; PEREIRA, Ariana Mota; CORREIA, Teresa Drummond  e  FINGER, Fernando Luiz. Tempo de secagem e qualidade pós-colheita de bulbos de cebola submetidos à cura artificial. Rev. Ceres [online]. 2016, vol.63, n.6, pp.822-828. ISSN 2177-3491.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201663060011.

Após a colheita da cebola, realiza-se a cura cuja finalidade é proporcionar a perda da umidade das folhas e secagem das películas externas (casca) dos bulbos, alcançando coloração externa atrativa e redução da intensidade de podridões. Objetivou-se com este trabalho utilizar uma unidade de tratamento de ar (UTA), conhecida como bomba de calor, como método alternativo de secagem e avaliar o tempo de secagem e a preservação das características químicas e físicas dos bulbos de cebola após a cura. O experimento foi conduzido no delineamento inteiramente casualizado com dez repetições e três tratamentos que consistiram em: T1- (Testemunha) cura natural realizada em galpão. T2- (aeração com ar aquecido artificialmente pela queima de propano) e T3- (aeração com ar aquecido e desidratado artificialmente por meio da UTA). Avaliou-se o tempo de finalização da cura, teor relativo de água (TRA) da casca e películas internas, coloração da casca e polpa, acidez total titulável (ATT), sólidos solúveis totais (SST), índice visual de superação da dormência (IVD) e perda de massa fresca (PMF). Não houve diferença significativa (p < 0,05) para a ATT, SST, IVD, PMF e coloração da polpa entre os tratamentos estudados. Conclui-se que o T3 permitiu a cura dos bulbos de forma mais rápida (12 horas), proporcionando bulbos com casca mais seca e coloração amarelo intenso.

Palavras-chave : Allium cepa; características químicas e físicas; métodos de secagem; ar aquecido.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )