SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 issue5Adaptability and stability of peach and nectarine cultivars in subtropical climateSowing time affecting the development of common bean cultivars in Lichinga, Province of Niassa, Mozambique author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Ceres

Print version ISSN 0034-737XOn-line version ISSN 2177-3491

Abstract

BERTONCELLI, Patricia et al. O manejo de inverno e inoculação de sementes influenciam na produtividade e qualidade da silagem de milho sob sistema plantio direto. Rev. Ceres [online]. 2017, vol.64, n.5, pp.523-531. ISSN 2177-3491.  https://doi.org/10.1590/0034-737x201764050010.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de resíduos culturais, de doses de nitrogênio e da inoculação de sementes com Azospirillum brasilense sobre os componentes de rendimento e de qualidade da silagem de milho, sob sistema plantio direto. O experimento foi conduzido na Universidade Federal de Santa Maria, RS. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, sendo os tratamentos distribuídos em um fatorial com diferentes resíduos culturais de trigo, cevada e aveia preta (cultivares Fundacep Horizonte, Quartzo, Mirante, Campo Real, BRS Cauê, MN 743 e Moreninha), doses de nitrogênio (0; 88,59 e 177,18 kg de N ha-1) e presença e ausência de inoculação com A. brasilense. Foram avaliados os componentes de produtividade e a qualidade bromatológica do produto ensilado. Os resíduos culturais e as doses de nitrogênio não influenciaram a produtividade de grãos. A silagem do milho cultivado após a cultura da cevada apresentou valores de fibra em detergente neutro inferiores ao milho cultivado após as culturas do trigo e da aveia preta. A aplicação de 177,18 kg de N ha-1 incrementou em pelo menos 2,13 e 2,18 Mg ha-1 a massa seca de silagem do milho cultivado, respectivamente, após a cultura da cevada e da aveia preta. A cobertura do solo com a cultura da aveia (cultivar moreninha) no inverno melhora a qualidade bromatológica da silagem de milho. A inoculação com A. brasilense incrementa a produtividade de grãos, porém, não influencia o teor de proteína da silagem do milho.

Keywords : Azospirillum brasilense; adubação nitrogenada; cobertura do solo; Zea mays L.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )