SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue2Tensões entre econômico e social: uma proposta de análise à luz da teoria da estruturaçãoConfiança como fator de redução da vulnerabilidade humana no ambiente de trabalho author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590

Abstract

SILVEIRA, Alexandre Di Miceli da; BARROS, Lucas Ayres B. de C.  and  FAMA, Rubens. Atributos corporativos e concentração acionária no Brasil. Rev. adm. empres. [online]. 2008, vol.48, n.2, pp.51-66. ISSN 0034-7590.  https://doi.org/10.1590/S0034-75902008000200005.

Este artigo enfoca os possíveis determinantes da concentração do direito de voto e do direito sobre o fluxo de caixa por parte dos acionistas controladores das companhias abertas brasileiras. A análise investiga se variáveis endógenas das firmas e setoriais fazem com que algumas empresas tenham estrutura de propriedade mais concentrada do que outras submetidas ao mesmo ambiente contratual. Ao se aplicarem testes empíricos a um painel com 161 empresas entre os anos de 1998 e 2002, as variáveis testadas como possíveis determinantes não parecem infl uenciar a concentração acionária dos controladores das empresas analisadas. Os resultados oferecem evidência em favor da hipótese de influência da exogeneidade da estrutura de propriedade sobre o desempenho corporativo, adotada em trabalhos recentes.

Keywords : Estrutura de propriedade; governança corporativa; proteção ao investidor; direito de voto; direito sobre o fluxo de caixa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License