SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número5Imersão social e institucional e capacidades: o setor calçadista de Nova Serrana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração de Empresas

versão impressa ISSN 0034-7590

Resumo

YEN-TSANG, Chen; CSILLAG, João Mário  e  SIEGLER, Janaina. Teoria da ação racional na competência de melhoria contínua: abordagem comportamental. Rev. adm. empres. [online]. 2012, vol.52, n.5, pp.546-564. ISSN 0034-7590.  https://doi.org/10.1590/S0034-75902012000500006.

A importância da interação entre as áreas de operações e gestão de pessoas tem sido recentemente ressaltada. Este trabalho adotou a teoria da Ação Racional sugerida por Froelhe and Roth (2004) para analisar as competências operacionais, objetivando explorar a adequação deste modelo no contexto de gestão de operações, e o aspecto comportamental das capacidades operacionais sob a perspectiva de rotinas organizacionais.A teoria foi operacionalizada utilizando o modelo comportamental de Fishbein e Ajzen (F/A) e analisada a competência de Melhoria Contínua. Metodologicamente, foi empregada estratégia multicasos com casos representativos. Os resultados indicam que este modelo explica parcialmente o comportamento da Melhoria Contínua e algumas variáveis contingenciais podem influenciar a relação geral entre as variáveis envolvidas no modelo F/A, assim, intenção pode não ser a variável determinante do comportamento nesse contexto.

Palavras-chave : Comportamento em operações; melhoria contínua; capability operacional; modelo comportamental de Fishbein e Ajzen; rotinas organizacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons