SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número6Stakeholders são importantes na tomada de decisão estratégica em uma organização desportiva?Antecedentes das intenções da rotatividade nas cooperativas colombianas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração de Empresas

versão impressa ISSN 0034-7590

Resumo

BORTOLUZZO, Adriana Bruscato; GARCIA, Maria Pia de Siqueira; BOEHE, Dirk Michael  e  SHENG, Hsia Hua. Desempenho de fusões e aquisições cross border: análise empírica do caso brasileiro. Rev. adm. empres. [online]. 2014, vol.54, n.6, pp.659-671. ISSN 0034-7590.  https://doi.org/10.1590/S0034-759020140606.

Este artigo tem como objetivo investigar se as aquisições realizadas por empresas brasileiras fora do País nos últimos 15 anos têm aumentado o desempenho financeiro dessas empresas. Além disso, é realizada uma análise empírica dos fatores determinantes desse sucesso, com base nas teorias institucional, sociocultural e de aprendizagem organizacional. Os resultados indicam que, de fato, as investidas cross border de companhias do Brasil melhoram o desempenho, que é positivamente impactado quando a distância cultural entre os países da adquirida e da adquirente é baixa ou média e quando o ambiente institucional no qual a empresa-alvo se encontra é desenvolvido. Já a relação entre as experiências anteriores das brasileiras em fusões ou aquisições internacionais e o desempenho de uma nova aquisição fora do País segue o formato de U invertido, enfatizando a relevância de se considerar a experiência com fusões e aquisições da empresa compradora além das características institucionais dos seus países-alvo.

Palavras-chave : Fusões e aquisições cross border; internacionalização; desempenho financeiro; teoria institucional; aprendizagem organizacional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )