SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue6Regulatory focus and drinking behavior: decreasing the intention to drink and driveINTERNATIONALIZATION OF STATE-OWNED ENTERPRISES THROUGH FOREIGN DIRECT INVESTMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Administração de Empresas

Print version ISSN 0034-7590On-line version ISSN 2178-938X

Abstract

GODOI, Christiane Kleinübing. GRUPO DE DISCUSSÃO COMO PRÁTICA DE PESQUISA EM ESTUDOS ORGANIZACIONAIS. Rev. adm. empres. [online]. 2015, vol.55, n.6, pp.632-644. ISSN 2178-938X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020150603.

O objetivo deste ensaio teórico-metodológico reside em apresentar e discutir a metodologia do Grupo de Discussão (GD) como prática grupal de pesquisa qualitativa, abrindo possibilidades posteriores para utilização no campo dos estudos organizacionais. Estruturam-se as seguintes etapas: alerta sobre o equívoco do entendimento da prática de GD como receituário; descrição sobre o que é GD e discurso grupal; diferenciação entre GD e focus group; discussão sobre os elementos técnicos do GD. Espera-se contribuir para a apresentação dessa metodologia aos pesquisadores do campo dos estudos organizacionais e para o desenvolvimento do lugar do grupal nas práticas de pesquisa social.

Keywords : Grupo de discussão; técnicas de pesquisa; práticas de grupo; pesquisa qualitativa; metodologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )