SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.57 número5ORGANIZING: COMPREENDENDO INTERAÇÕES E PRÁTICAS DO GRUPO GALPÃOACORDO SETORIAL DE EMBALAGEM: AVALIAÇÃO À LUZ DA RESPONSABILIDADE ESTENDIDA DO PRODUTOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração de Empresas

versão impressa ISSN 0034-7590versão On-line ISSN 2178-938X

Resumo

NEVES, ARTUR CARLOS DAS; CARVALHINHA, PAULO URBANI; MURITIBA, PATRICIA MORILHA  e  MURITIBA, SERGIO NUNES. DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DOS CONSELHEIROS DE ADMINISTRAÇÃO. Rev. adm. empres. [online]. 2017, vol.57, n.5, pp.453-469. ISSN 2178-938X.  https://doi.org/10.1590/s0034-759020170504.

Um dos problemas-chave ao se estruturar um conselho de Administração é arquitetar o perfil de competências dos membros do conselho. Este estudo parte da teoria de competências para analisar o escopo de competências individuais dos conselheiros de Administração. Procura-se responder: Quais são as competências requeridas aos conselheiros de Administração em empresas de capital fechado? Quais características dos conselheiros podem ser prejudiciais à performance do próprio conselheiro e, em última instância, do conselho como órgão colegiado e da empresa? Para isso, foi feito um estudo com o método de grounded theory, baseado em entrevistas com 12 conselheiros de Administração de empresas de capital fechado, que possuem no mínimo cinco anos de experiência como conselheiros e extensa carreira como executivos da alta Administração. As proposições e modelo teórico proposto apontaram um conjunto maior de competências comportamentais com relação às competências técnicas, o que complementa os estudos anteriores sobre o tema.

Palavras-chave : Governança corporativa; competências; conselho de Administração; grounded theory; competências comportamentais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )