SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.59 número1A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE CLOUD COMPUTING PELA PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS BRASILEIROS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃORESTRIÇÕES DE RESGATE EM FUNDOS DE AÇÕES, LIQUIDEZ DOS ATIVOS E DESEMPENHO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração de Empresas

versão impressa ISSN 0034-7590versão On-line ISSN 2178-938X

Resumo

PEIXE, Blênio Cezar Severo et al. FATORES RELACIONADOS COM A MATURIDADE DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DE EMPRESAS INDUSTRIAIS BRASILEIRAS. Rev. adm. empres. [online]. 2019, vol.59, n.1, pp.29-42. ISSN 2178-938X.  https://doi.org/10.1590/s0034-759020190104.

O objetivo do artigo foi avaliar os fatores que apresentaram relação significante com o nível de maturidade do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) de empresas industriais brasileiras, por meio de um modelo de regressão linear múltipla. Considerando as características dos respondentes, chegou-se às variáveis, suas categorias e variáveis dummy decorrentes do estudo. Os resultados, pela ordem dos fatores relacionados que influenciam o nível de maturidade do SGA, foram: a empresa possuir certificação ISO 14001; possuir participação no mercado de carbono; divulgar suas informações em relatórios (disclosure ambiental); possuir projeto para redução do consumo de água; possuir modelo de gestão profissional; possuir seguro relacionado a acidentes ambientais; idade da empresa; atuar no setor têxtil; e a constituição jurídica da empresa Ltda.

Palavras-chave : Sistema de gestão ambiental; disclosure ambiental; maturidade ambiental; certificação ISO 14001; empresas industrias brasileiras.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )