SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Alinhamento estratégico da responsabilidade socioambiental corporativa em empresas que atuam em redes de relacionamento: resultados de pesquisa na PetrobrasOs discursos e as metáforas na análise da propensão à participação: um estudo em um banco privatizado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração Pública

versão impressa ISSN 0034-7612versão On-line ISSN 1982-3134

Resumo

SAMPAIO, Marcelo Alves Lopes  e  LEITAO, Sergio Proença. Economia de comunhão e organizações de aprendizagem: compatibilidades conceituais. Rev. Adm. Pública [online]. 2007, vol.41, n.3, pp.419-442. ISSN 1982-3134.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122007000300003.

RESUMO Com base em estudo anterior que sugeriu serem as empresas do projeto de economia de comunhão orientadas para a aprendizagem, principalmente pela qualidade de seus relacionamentos interpessoais e interorganizacionais, este artigo compara a prática daquelas empresas com o conceito de organizações de aprendizagem. Foram testadas 14 características conceituais de organizações de aprendizagem junto a funcionários e gerentes de quatro empresas do projeto, concluindo-se pela existência de considerável similaridade entre as duas concepções de organização.

Palavras-chave : aprendizagem organizacional; organizações de aprendizagem; economia de comunhão; mudança organizacional; espiritualidade da unidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons