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Revista de Administração Pública

versão impressa ISSN 0034-7612

Resumo

WANDERLEY, Sergio. Iseb, uma escola de governo: desenvolvimentismo e a formação de técnicos e dirigentes. Rev. Adm. Pública [online]. 2016, vol.50, n.6, pp.913-936. ISSN 0034-7612.  http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612150061.

Este artigo investiga a atuação do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb) como instituição federal de ensino e pesquisa com base no conceito de desenvolvimentismo da área de história do pensamento econômico brasileiro (HPEB). O desenvolvimentismo é o fio condutor para a investigação historiográfica utilizada nesta pesquisa. O Iseb atuou como uma escola de governo que, através do seu Curso Regular, formou técnicos e dirigentes em nível de pós-graduação, e produziu pesquisas que embasaram políticas públicas. Técnicos e dirigentes era a designação dada aos gestores públicos na época. As proposições do Iseb fazem parte da tradição do pensamento social crítico brasileiro e influenciaram a administração pública, tanto na formação de profissionais quanto nas decisões de dirigentes. Destarte, o Iseb está inserido na história da educação em administração e o resgate de sua atuação como uma escola de governo, que atuou de forma autônoma e independente, pode colaborar para a discussão atual - e perene - sobre o papel do Estado e, em particular, do administrador público.

Palavras-chave : desenvolvimentismo; Iseb; história do pensamento econômico brasileiro; técnicos e dirigentes..

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