SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número3Método de simulação e escolha de fatores na análise dos principais componentesIndicação de vacinas e imunoglobulinas em indivíduos que apresentam comprometimento da imunidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910versão On-line ISSN 1518-8787

Resumo

ROHDE, Luís A. et al. Impacto da vivência de rua nas amizades de crianças em idade escolar. Rev. Saúde Pública [online]. 1998, vol.32, n.3, pp.273-280. ISSN 1518-8787.  https://doi.org/10.1590/S0034-89101998000300011.

OBJETIVO: Trata-se de um estudo para avaliar as relações de amizade em meninos de rua de 7 a 11 anos da cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. MÉTODOS: Uma amostra de 30 meninos de rua foi comparada com outra de 51 meninos de 7 a 11 anos que viviam com suas famílias de baixa renda, utilizando-se a Entrevista Sobre Amigos e Companheiros da Cornell (Cornell Interview of Peers and Friends). RESULTADOS: Os dois grupos apresentaram escores globais na entrevista significativamente diferentes, sendo que o grupo de meninos de rua obteve o escore médio mais alto. Da mesma forma, os meninos de rua apresentaram escores de adequação do desenvolvimento, autoestima e habilidades sociais significativamente menores do que os meninos com família. CONCLUSÕES: Levando-se em conta os resultados, é enfatizada a urgência do desenvolvimento de intervenções com as crianças com vivência de rua, especialmente com os meninos de rua.

Palavras-chave : Homeless youth [psychology]; Family; Interpersonal relations; Menores de rua [psicologia]; Família; Relações interpessoais.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons