SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Culicidae (Diptera) em área sob influência de construção de represa no Estado de São PauloEventos adversos relacionados à profilaxia anti-retroviral em acidentes ocupacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910versão On-line ISSN 1518-8787

Resumo

NASCIMENTO, Eurípedes Costa do; NASCIMENTO, Evania  e  SILVA, José de Paula. Uso de álcool e anfetaminas entre caminhoneiros de estrada. Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol.41, n.2, pp.290-293. ISSN 1518-8787.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102007000200017.

O objetivo do estudo foi analisar a incidência do uso de álcool e anfetaminas entre caminhoneiros de estrada. Foram estudados 91 sujeitos, abordados em um posto de combustíveis em Passos, MG, em novembro de 2005. Os dados dos participantes foram obtidos por meio de um questionário contendo 19 questões de múltipla escolha. Utilizou-se para a análise dos dados estatística descritiva, teste do qui-quadrado e o coeficiente de correlação de Cramér. Os resultados indicaram que 66% dos caminhoneiros usavam anfetaminas durante os percursos de viagens, principalmente em postos de combustíveis (54%) à beira das rodovias. O álcool era utilizado por 91% deles, dos quais 43% consumiam a bebida nos postos de combustíveis. Concluiu-se que há a necessidade de campanhas preventivas e informativas voltadas para esta categoria profissional nos postos de combustíveis e empresas de transportes, alertando sobre os riscos de ingestão dessas substâncias no período de trabalho.

Palavras-chave : Caminhoneiros; Alcoolismo [epidemiologia]; Transtornos relacionados ao uso de anfetaminas [epidemiologia]; Riscos ocupacionais; Saúde do trabalhador; Saúde mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons