SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Prevalência de maus-tratos na terceira idade: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910versão On-line ISSN 1518-8787

Resumo

TAVOLARO, Paula; PEREIRA, Isabel Maria Teixeira Bicudo; PELICIONI, Maria Cecilia Focesi  e  OLIVEIRA, Carlos Augusto Fernandes de. Empowerment como forma de prevenção de problemas de saúde em trabalhadores de abatedouros. Rev. Saúde Pública [online]. 2007, vol.41, n.2, pp.307-312. ISSN 1518-8787.  https://doi.org/10.1590/S0034-89102007000200021.

O objetivo do artigo foi ressaltar a necessidade de esforços educativos que visem ao empowerment de funcionários de abatedouros, baseado nos principais problemas de saúde por eles enfrentados. A rotina em abatedouros consiste em tarefas estressantes e cansativas. As conseqüências incluem problemas músculo-esqueléticos, transmissão de zoonoses, problemas de pele e acidentes com materiais pérfuro-cortantes e animais. Esses trabalhadores geralmente não são especializados, não têm controle sobre suas tarefas, e podem não estar conscientes dos determinantes que afetam sua saúde. Os veterinários são geralmente responsáveis pela rotina de trabalho nesses locais e conhecem os riscos à saúde que a execução dessas tarefas representam. Portanto, esses profissionais poderiam participar mais ativamente na educação para o empowerment dos trabalhadores e não se concentrarem apenas em questões referentes à segurança alimentar.

Palavras-chave : Matadouros [recursos humanos]; Riscos ocupacionais; Conhecimentos [atitudes e prática em saúde]; Educação em saúde; Educação em Veterinária; Empoderamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons