SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número3Fatores de risco para fratura por osteoporose e baixa densidade óssea em mulheres na pré e pós-menopausaImpacto do Programa Fica Vivo na redução dos homicídios em comunidade de Belo Horizonte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

VILLELA, Lenice de Castro Mendes; MORAES, Suzana Alves de; SUZUKI, Claudio Shigueki  e  FREITAS, Isabel Cristina Martins de. Tendência da mortalidade por homicídios em Belo Horizonte e região metropolitana: 1980-2005. Rev. Saúde Pública [online]. 2010, vol.44, n.3, pp.486-495.  Epub 07-Maio-2010. ISSN 0034-8910.  https://doi.org/10.1590/S0034-89102010005000007.

OBJETIVO: Analisar a evolução das taxas de mortalidade por homicídio em Belo Horizonte e Região Metropolitana no período de 1980 a 2005. MÉTODOS: Estudo de série temporal, cujos dados sobre óbitos foram obtidos do Sistema de Informações sobre Mortalidade e as estimativas populacionais segundo sexo, idade e anos-calendário, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os coeficientes específicos de mortalidade, segundo sexo e faixa etária, foram calculados anualmente para cada região geográfica. A análise de tendência foi realizada por meio da construção de modelos de regressão polinomial para séries históricas, adotando-se nível de significância de 0,05. RESULTADOS: Houve elevada magnitude das taxas de mortalidade por homicídios em Belo Horizonte e Região Metropolitana, principalmente para o sexo masculino, permitindo identificar, em relação à tendência secular, crescimento acelerado dessas taxas em ambos os sexos e em quase todas as faixas etárias, mais expressivamente a partir do início da década de 1990, na Região Metropolitana da capital. CONCLUSÕES: Os resultados indicam a necessidade de implementação de políticas públicas conjuntas, direcionadas para o controle da violência. Recomendam-se investimentos em educação e garantia de acesso ao emprego, visando o controle da ascensão acelerada da mortalidade por homicídios, principalmente, entre os jovens do sexo masculino, residentes na Região Metropolitana.

Palavras-chave : Homicídio; Mortalidade; tendências; Causas Externas; Zonas Metropolitanas; Estudos de Séries Temporais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons