SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 suppl.1A dinâmica inovativa para a reestruturação dos serviços de saúdeHÓRUS: inovação tecnológica na assistência farmacêutica no sistema único de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

SILVA, Hudson P; PETRAMALE, Clarice A  e  ELIAS, Flavia T S. Avanços e desafios da política nacional de gestão de tecnologias em saúde. Rev. Saúde Pública [online]. 2012, vol.46, suppl.1, pp.83-90.  Epub 11-Dez-2012. ISSN 0034-8910.  https://doi.org/10.1590/S0034-89102012005000060.

O Ministério da Saúde instituiu dois processos articulados no campo da gestão de tecnologias em saúde: (i) produção, sistematização e difusão de estudos de avaliação de tecnologias em saúde e (ii) adoção de um fluxo para incorporação, exclusão ou alteração de novas tecnologias pelo Sistema Único de Saúde. O artigo analisa a experiência brasileira na gestão de tecnologias sanitárias no âmbito do Sistema Único de Saúde, seus principais avanços e desafios. Dentre os avanços obtidos estão: padronização de métodos; produção e fomento de estudos; desenvolvimento institucional e cooperação internacional na área de avaliação de tecnologias em saúde; definição dos requisitos necessários para apresentação de propostas; definição de prazos; e ampliação dos segmentos que compõem o colegiado responsável pela análise e recomendação. Entretanto, algumas dificuldades permanecem: atividades de avaliação de tecnologias em saúde concentradas no Ministério; baixa sustentabilidade das atividades de produção e disseminação das avaliações; baixa penetração da avaliação de tecnologias em saúde nos estabelecimentos de saúde; atividades de avaliação/incorporação com baixa participação dos usuários; processos decisórios pouco transparentes; e baixa integração da política de saúde com a política cientifica e tecnológica.

Palavras-chave : Política, Planejamento e Administração em Saúde; Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico; Avaliação da Tecnologia Biomédica; Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons