SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 suppl.2Comitê de publicações em estudo multicêntrico e sistema informatizado de apoio - publiELSALogística de coleta e transporte de material biológico e organização do laboratório central no ELSA-Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

MILL, Jose Geraldo et al. Aferições e exames clínicos realizados nos participantes do ELSA-Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 2013, vol.47, suppl.2, pp.54-62. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047003851.

Este artigo descreve os exames clínicos realizados no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil). Alguns deles (antropometria, pressão arterial e índice tornozelo-braquial) já têm uso clínico consolidado. Outros, como a velocidade de onda de pulso, variabilidade da frequência cardíaca e medida da espessura médio-intimal de carótidas, carecem de valor de referência na população brasileira não doente e podem constituir preditores importantes de desfechos cardiovasculares. A medida da pressão arterial após manobra postural foi incluída no ELSA-Brasil porque foi pouco testada em estudos epidemiológicos. O ELSA-Brasil inovou na realização do índice tornozelo-braquial, ao usar um aparelho automático em substituição à coluna de mercúrio na medida da pressão arterial, e também na medida do diâmetro ântero-posterior do lobo direito do fígado pela ultrassonografia, proposta para avaliação quantitativa da doença hepática gordurosa não-alcoólica. Os participantes são indivíduos mais jovens (a partir dos 35 anos) do que em outras coortes focadas no estudo da aterosclerose subclínica. A inclusão de indivíduos mais jovens e a diversidade dos exames realizados tornam o ELSA-Brasil um estudo relevante no contexto da epidemiologia brasileira e internacional.

Palavras-chave : Técnicas e Procedimentos Diagnósticos; Técnicas de Diagnóstico Cardiovascular, utilização; Técnicas de Diagnóstico Endócrino, utilização; Estudos Multicêntricos como Assunto, métodos; Estudos de Coortes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )