SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 suppl.2Estratégias de identificação, investigação e classificação de desfechos incidentes no ELSA-BrasilGerência de Informação em Estudos Multicêntricos: o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

RIBEIRO, Antonio Luiz et al. Desafios à implantação do centro de leitura de eletrocardiografia no ELSA-Brasil. Rev. Saúde Pública [online]. 2013, vol.47, suppl.2, pp.87-94. ISSN 0034-8910.  http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047004406.

O eletrocardiograma é um método estabelecido de avaliação cardiovascular de baixo custo utilizado há décadas em estudos epidemiológicos de grande porte. Apesar disso, sua utilização em estudos desse tipo se constitui em desafio, especialmente quando se pretende implantar Centro de Leitura próprio. Este artigo descreve o processo, dificuldades e desafios de implantação do Centro de Leitura em eletrocardiograma no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil). Dentre os aspectos discutidos, ressaltam-se: os critérios para escolha dos eletrocardiógrafos e da central de armazenamento e manejo dos aparelhos; o pessoal necessário; os procedimentos de aquisição e de transmissão dos eletrocardiogramas para o Centro de Leitura; os sistemas de codificação dos traçados, com ênfase para o código de Minnesota; os aspectos éticos e práticos relacionados à entrega dos laudos aos participantes do estudo; e os aspectos relacionados ao controle de qualidade.

Palavras-chave : Eletrocardiografia; Técnicas de Diagnóstico Cardiovascular, instrumentação; Estudos Multicêntricos como Assunto, métodos; Estudos de Coortes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )