SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1Sorteio intradomiciliar em inquéritos de saúdeFatores de risco para absenteísmo com licença médica em trabalhadores da indústria de petróleo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910

Resumo

BARCELLOS, Christovam  e  ZALUAR, Alba. Homicídios e disputas territoriais nas favelas do Rio de Janeiro. Rev. Saúde Pública [online]. 2014, vol.48, n.1, pp.94-102. ISSN 0034-8910.  https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2014048004822.

OBJETIVO

: Avaliar o risco de homicídios em favelas do Rio de Janeiro, considerando as disputas territoriais em curso na cidade.

MÉTODOS

: O estudo baseou-se em dados de mortalidade por homicídios na cidade do Rio de Janeiro, de 2006 a 2009. Foram avaliados os riscos em favelas e seus entornos, em função da sua localização e do domínio por grupos armados e tráfico de drogas. Foram empregados métodos e conceitos da geografia e etnografia, com as abordagens de observação participante, entrevistas e análise de dados secundários de saúde.

RESULTADOS

: As taxas de mortalidade por homicídios no interior das favelas foram equivalentes ou mesmo menores que o restante da cidade, mas consideravelmente maiores nos arredores das favelas, sobretudo em zonas de conflito entre domínios armados rivais.

CONCLUSÕES

: A presença do tráfico armado em zonas estratégicas da cidade aumenta as taxas de mortalidade por violência e promove a “ecologia do perigo” no entorno de favelas.

Palavras-chave : Mortalidade; Registros de Mortalidade; Coeficiente de Mortalidade; Homicídio, estatística & dados numéricos; Violência; Áreas de Pobreza; Territorialidade; Análise Espacial.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )