SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51Os Sistemas de Informação Geográfica em estudo sobre a esquistossomose em PernambucoEstudo de coorte EpiFloripa Idoso: métodos, aspectos operacionais e estratégias de seguimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão On-line ISSN 1518-8787

Resumo

SILVA, Samuel Araujo Gomes da; DUARTE, Roberto Gonzalez  e  CASTRO, José Márcio de. Transferência de conhecimento na cooperação internacional: o caso Farmanguinhos – SMM. Rev. Saúde Pública [online]. 2017, vol.51, 103.  Epub 17-Nov-2017. ISSN 1518-8787.  https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2017051006249.

OBJETIVO

Analisar a influência de quatro mecanismos de transferência de conhecimento (treinamentos, visitas técnicas, expatriação e procedimentos operacionais padrão) sobre as diferentes dimensões (potencial e realizada) da capacidade absortiva na cooperação técnica internacional.

MÉTODOS

Examina-se o caso da implementação da Sociedade Moçambicana de Medicamentos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas (aplicadas a 21 profissionais da Sociedade Moçambicana de Medicamentos, Farmanguinhos, Fiocruz e Itamaraty) e de documentos oficiais. Os dados das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo, com uso do software NVivo.

RESULTADOS

Os treinamentos e as visitas técnicas influenciaram diretamente a aquisição e, parcialmente, a assimilação do conhecimento. A expatriação contribuiu para a transformação desse conhecimento, por meio do desenvolvimento e refinamento das rotinas operacionais. Por fim, a definição dos procedimentos operacionais padrão permitiu que os técnicos moçambicanos fossem os atores da transformação do conhecimento adquirido e assimilado previamente e, ao mesmo tempo, criou as bases para uma futura exploração do conhecimento.

CONCLUSÕES

Os treinamentos e as visitas técnicas influenciam, principalmente, a capacidade absortiva potencial, enquanto a expatriação e os procedimentos operacionais padrão impactam mais diretamente a capacidade absortiva realizada.

Palavras-chave : Gestão do Conhecimento; Transferência de Tecnologia; Intercâmbio Educacional Internacional; Cooperação Internacional; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )