SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53Portaria 3992/2017: desafios e avanços para gestão dos recursos no Sistema Único de SaúdeGroup prenatal care: effectiveness and challenges to implementation índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0034-8910versão On-line ISSN 1518-8787

Resumo

DUARTE, Roberto Gonzalez et al. O desenvolvimento da competência transversal dos gestores de serviços de saúde. Rev. Saúde Pública [online]. 2019, vol.53, 74.  Epub 09-Set-2019. ISSN 1518-8787.  https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2019053001292.

Em seus projetos pedagógicos, os cursos de gestão de saúde privilegiam a multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, integralidade e transversalidade, cujo principal mérito é problematizar as questões da saúde sob diferentes perspectivas teóricas. Analisar as questões da área da saúde a partir de diversos prismas não implica necessariamente no desenvolvimento de competências transversais. O desenvolvimento e a aplicação dessas competências pressupõem ir além da integração entre conteúdos curriculares e entre teoria e prática. Dependem de como os conhecimentos serão articulados às mudanças nos níveis organizacional, setorial e institucional e da coevolução entre essas competências e essas mudanças. Entende-se que a atuação do gestor de serviços de saúde é efetivamente transversal quando: (i) atua nas fronteiras organizacionais, fomentando a interação entre as organizações e outros atores do sistema; (ii) provê (e recebe) feedbacks para esses (desses) atores; e (iii) esses feedbacks auxiliam os tomadores de decisão a empreender mudanças organizacionais, de modo a responder ao ambiente e a moldá-lo.

Palavras-chave : Gestor de Saúde; Educação Baseada em Competências; Saúde Pública; Educação Superior; Coevolução.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )