SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número2Updated list of bat species positive for rabies in BrazilAtividade leishmanicida do extrato de Echinaster (Othilia) echinophorus índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

versão On-line ISSN 1678-9946

Resumo

OLIVEIRA, Milton Adriano Pelli de et al. Leishmania spp.: isolamento de parasitos pela inoculação de macerados de biopsias de pacientes em camundongos deficientes em interferon gama. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2010, vol.52, n.2, pp.83-88. ISSN 1678-9946.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46652010000200004.

O isolamento e a identificação da espécie de parasito do gênero Leishmania são importantes para a confirmação e auxiliam na epidemiologia da leishmaniose. Os camundongos são freqüentemente utilizados para isolar patógenos, porém, as linhagens mais comuns de camundongos são resistentes à infecção por parasitos do subgênero Leishmania (Viannia). Neste estudo, avaliamos a inoculação de macerados de biópsias de pacientes infectados em camundongos deficientes do gene do interferon gama (IFNγ KO) como um método para aumentar a possibilidade de isolar Leishmania spp. Biópsias de 25 pacientes infectados com Leishmania sp. foram avaliadas para a presença de parasitos pelos métodos de imunohistoquímica (IHC) e histopatologia convencional. Os parasitos foram observados, respectivamente, em 88% e 83% das biópsias. Leishmania sp. foi isolada de macerados de biópsia de 52% dos pacientes infectados, quando cultivados em meio Grace, porém, 13% destes isolados foram perdidos devido a contaminações. Inoculação dos macerados em camundongos IFNγ KO proporcionou o isolamento de parasitos oriundos de 31,8% dos pacientes. A maioria dos isolados pertence ao subgênero L. (Viannia), exceto um que pertence ao subgênero L. (Leishmania), como confirmado pela reação da polimerase em cadeia. Nossos resultados preliminares sugerem que o uso de camundongos IFNγ KO pode ser útil para aumentar a possibilidade de isolamento de leishmânias encontradas nas Américas.

Palavras-chave : Leishmania (Viannia) subgenus; Leishmania isolation; Interferon gamma deficient mice; Leishmaniasis; Leishmania identification; Experimental leishmaniasis.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons