SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue5APPLICATION OF 6-NITROCOUMARIN AS A SUBSTRATE FOR THE FLUORESCENT DETECTION OF NITROREDUCTASE ACTIVITY IN Sporothrix schenckiiPROTECTIVE EFFECT OF THE PROBIOTIC Saccharomyces boulardii IN Toxocara canis INFECTION IS NOT DUE TO DIRECT ACTION ON THE LARVAE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

On-line version ISSN 1678-9946

Abstract

GOMEZ-GALINDO, Angela Maria  and  DELGADO-MURCIA, Lucy Gabriela. Peso como determinante da evolução clínica em hamsters (Mesocricetus auratus) infectados com Leishmania (Viannia) panamensis. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2013, vol.55, n.5, pp.357-361. ISSN 1678-9946.  https://doi.org/10.1590/S0036-46652013000500011.

RESUMO

O resultado clínico da infecção por espécies de Leishmania do subgênero Viannia no modelo de hamster (Mesocricetus auratus) tem se mostrado diferente, dependendo do protocolo experimental. O peso corporal tem sido um importante determinante da evolução clínica da infecção em hamsters com leishmaniose visceral, mas sua importância como parâmetro clínico em hamsters com leishmaniose cutânea não é conhecido. Neste estudo, a evolução clínica da infecção com L. (V) panamensis foi avaliada em jovens e adultos hamsters machos durante 11 semanas, comparando os parâmetros clínicos tais como a atitude, a temperatura, a frequência respiratória, a aparência das fezes, e o peso corporal entre infectado e grupos não infectados. Os resultados mostraram que o peso corporal diminuiu em hamsters adultos após infecção por L. (V) panamensis. Esta observação suporta a utilização do peso corporal, como um parâmetro adicional para definir a administração ou o tratamento de leishmaniose cutânea em hamsters adultos infectados usados como modelo animal experimental para a leishmaniose.

Keywords : Leishmaniasis; Hamsters infection; Body weight.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )