SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue2COMPARISON BETWEEN AUTOMATED SYSTEM AND PCR-BASED METHOD FOR IDENTIFICATION AND ANTIMICROBIAL SUSCEPTIBILITY PROFILE OF CLINICAL Enterococcus sppPREVALENCE OF INTESTINAL PARASITES AMONG FOOD HANDLERS IN WESTERN IRAN author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

On-line version ISSN 1678-9946

Abstract

OLIVEIRA-SEQUEIRA, Teresa Cristina Goulart et al. Efeito da administração de Bifidobacterium animalis sobre a infecção por Stongyloides venezuelensis em camundongos. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2014, vol.56, n.2, pp.105-109. ISSN 1678-9946.  http://dx.doi.org/10.1590/S0036-46652014000200003.

Os efeitos da administração de Bifidobacterium animalis viáveis sobre a infecção por Strongyloides venezuelensis foram avaliados em camundongos experimentalmente infectados. Os parâmetros analisados incluíram a carga parasitária, o comprimento dos vermes, a quantidade de ovos eliminados e a histologia da mucosa intestinal. A administração oral da cepa 04450B de B. animalis, iniciada 14 dias antes da inoculação de larvas do nematódeo, foi acompanhada de uma redução significativa do número de vermes que se estabeleceu no intestino e do número de ovos eliminados nas fezes. Nos animais tratados com o probiótico, o percentual de redução de vermes adultos no intestino foi de 33% e da produção de ovos foi de 21%, em comparação com os do grupo controle. O comprimento das vilosidades do duodeno e a relação vilus/cripta foram significativamente maiores nos animais tratados, indicando que nestes animais as lesões intestinais foram mais leves. Os resultados do presente trabalho revelaram que a administração de B. animalis com o propósito de modular a resposta do hospedeiro contra infecções por nematódeos é uma possibilidade biologicamente plausível com impacto potencial em saúde pública. No entanto, são ainda necessários mais estudos para esclarecer os mecanismos de ação destes microrganismos e identificar os fatores envolvidos na produção dos efeitos benéficos.

Keywords : Strongyloides venezuelensis; Bifidobacterium animalis; Probiotics; Mice.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )