SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 número3Presença de vírus respiratórios em equinos do BrasilSoroprevalência da infecção por Toxoplasma gondii (Nicole & Manceaux, 1909) e a infecção por retrovírus em população urbana de gatos domésticos (Felis catus, Linnaeus, 1758) no Rio de Janeiro, Brazil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo

versão On-line ISSN 1678-9946

Resumo

PICOLI, Simone Ulrich et al. Resistência à amoxicilina, claritromicina e ciprofloxacina de Helicobacter pylori isolados de pacientes do Sul do Brasil. Rev. Inst. Med. trop. S. Paulo [online]. 2014, vol.56, n.3, pp.197-200. ISSN 1678-9946.  https://doi.org/10.1590/S0036-46652014000300003.

Introdução: Helicobacter pylori é uma bactéria que infecta metade da população mundial e é considerada importante causa de câncer gástrico. A terapia de erradicação nem sempre é eficaz, pois pode ocorrer a resistência aos antimicrobianos. Este estudo determinou a sensibilidade de H. pylori frente à amoxicilina, claritromicina e ciprofloxacina na população do Sul do Brasil.

Material e métodos: Foram avaliadas 54 amostras de H. pylori. A sensibilidade aos antibióticos foi determinada segundo as orientações da British Society for Antimicrobial Chemotherapy e do Comité de l'Antibiogramme de la Société Française de Microbiologie.

Resultados e discussão: Sete (13%) isolados de H. pylori foram resistentes à claritromicina, um (1,9%) à amoxicilina e três (5,5%) à ciprofloxacina. Estes índices são satisfatórios e demonstram que esses antibióticos podem ser utilizados na terapia empírica.

Conclusão: Os antibióticos amoxicilina e claritromicina ainda são uma boa opção no tratamento de primeira linha anti-H. pylori na população do Sul do Brasil.

Palavras-chave : Helicobacter pylori; Antibiotic resistance; Clarithromycin; Amoxicillin; Ciprofloxacin.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )