SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 Prevalência e fatores associados à ansiedade entre universitários de ciências da saúde no Brasil: achados e implicaçõesEstigma de peso e saúde – Repercussões na saúde de adolescentes e adultos: revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Brasileiro de Psiquiatria

versão impressa ISSN 0047-2085versão On-line ISSN 1982-0208

Resumo

OLIVEIRA, Roseli de et al. Sofrimento desnecessariamente prolongado: um caso de diagnóstico perdido de transtorno de estresse pós-traumático em um hospital de ensino. J. bras. psiquiatr. [online]. In press. , pp.-.  Epub 16-Abr-2021. ISSN 1982-0208.  http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000323.

Descrevemos o caso de um paciente gravemente traumatizado que estava em tratamento psiquiátrico há sete anos (cinco deles em uma clínica universitária de saúde mental), mas nunca foi diagnosticado com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e, portanto, não recebeu o tratamento adequado por muito tempo. Após o diagnóstico correto e o tratamento personalizado instituído, o paciente mostrou melhora acentuada na funcionalidade e no bem-estar. O elemento-chave, neste caso, foi a adequação do treinamento psiquiátrico. Nosso relatório sugere que os psiquiatras não estão sendo treinados adequadamente para identificar eventos traumáticos e diagnosticar casos atípicos de TEPT. Com isso em mente, enfatizamos que os módulos teóricos sobre eventos traumáticos e transtornos relacionados ao trauma e treinamento prático em clínicas especializadas de TEPT devem ser incorporados aos programas de treinamento em residência psiquiátrica onde quer que ainda estejam ausentes, particularmente nos países mais afetados pela violência. Além disso, a educação médica continuada sobre trauma e TEPT deve ser fornecida por associações médicas e periódicos científicos para manter os médicos atualizados sobre os avanços recentes na área.

Palavras-chave : TEPT; transtorno de estresse pós-traumático; treinamento psiquiátrico; atraso diagnóstico; psicofarmacologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )